Reflexões Sociológicas

1. As coisas menos fugazes e incertas são as imateriais, abstratas ou metafísicas, por isso é mais prudente obter, por exemplo o conhecimento da pesca (bem imaterial) do que o peixe pronto (bem material).

2. O apego a bens materiais só tem gerado a discórdia e a separação entre as pessoas, privando-as de um dos sentimentos mais puros e agradáveis que existem: o amor fraterno. A falta dele pode estar levando o planeta às guerras e à conseqüente destruição da espécie humana.

3.O grande problema que existe nas relações sociais, é que as pessoas tendem a serem mais cuidadosas, benevolentes e sinceras com as que tem laços próximo com elas, como com os pais, os filhos, os irmão, um grande amigo e assim por diante. E negligenciam o relacionamento na medida que os laços vão se distanciando. Nesse sentido A sociedade só pode tender à harmonia na medida que as atitudes que temos para com nossos parentes próximos fossem estendidas a outras com as quais nos deparamos. Para que isso se efetive e preciso criar hábito. Só assim poderíamos pensar num trânsito ameno, numa cidade harmônica.

4. Podemos pensar que a questão da ética e da moral são importantes como fatores de preservação da espécie humana e que na vida social deve haver entre seus membros um mínimo de bom senso para que a sociedade não entre num caos total, mesmo que funcione de forma caótica. Mas o ideal é que utilizemos de boas relações com todos não como uma regra moral que seja aconselhável seguir, mas como uma atitude que transforme as relações para melhor, e que seja benéfico para nós e para outras pessoas. Reside aqui o grande problema hoje. Viveremos melhor quanto mais aumentarmos o espectro social de cuidados, benevolência e sinceridade com as pessoas. Desta forma poderemos pensar em cidades e países com menos violência, em trânsito mais fluido e em sociedade mais feliz.

5. Cada pessoa nasce com qualidades ímpares no universo. Individualmente possuímos habilidades específicas em termos de criatividades e habilidades. Quero dizer que nascemos não para determinadas profissões, pois estas foram criadas e desenvolvidas visando tão somente resolver questões diversas da humanidade, ou seja, sem levar em conta as habilidades humanas, nem tampouco para satisfaze-las. Além disso, o trabalho é uma atividade saudável, mas, como tudo, em excesso, faz mal.

Antônio Mangas

Deixe um comentário