Nesta aula mostraremos como tocar o acompanhamento de qualquer música conhecendo-se previamente a tonalidade e o campo harmônico dessa tonalidade, encontrando os acordes com base nas notas percebidas nas duas cordas mais graves do violão, (5ª corda, nota Lá e 6ª corda, nota Mi) na medida em que ela vai sendo tocada/ouvida. Posteriormente aprenderemos como encontrar a tonalidade de qualquer música, de ouvido, aplicando um método bastante curioso, eficaz e inovador, para que se possa desenvolver o método hora exposto em qualquer música.
É necessário expor que as explicações aqui conduzidas são para músicos intermediários e avançados e que então se faz necessário obter dos leitores certos conhecimentos básicos inerentes ao curso para principiantes, e encontrados facilmente na literatura sobre a parte básica do violão, bem como conhecimentos básicos de música. Entretanto, esperamos alcançar mesmo leitores não tão experientes, e quem sabe até iniciantes, tendo em vista que daremos a noção prévia de todos os pontos; como posição de notas no braço do violão, acordes e seus desenhos etc., ou seja, itens necessários à realização do objetivo almejado em cada aula.
Adotaremos como exemplo a música “Foi Deus quem fez você” da cantora Amelinha, facilmente encontrada na Net. A gravação original está em Lá Maior (A). O campo harmônico de “A” é composto dos seguintes acordes:


Empregaremos na harmonia o campo harmônico com acordes em tríades, por ser esta música composta por acordes simples.
As informações seguintes (fig’s 1 e 2) referem-se ao nome das notas em cada traste do vilão primeiro no desenho básico da escala de A maior (fig 1), depois a mesma escala com notas somente nas duas cordas mais graves já mencionadas. Faremos a identificação através de tablatura.

A sequência da escala a ser tocada de forma ascendente é:

OBS: Habitue-se também a treinar a execução da escala nas formas descendentes, em outros “modos” (consultar sobre modos da escala na literatura mais básica) e em outras partes do braço, para obter mais desenvoltura e facilidade na hora de encontra-la. Procure treinar a escala sem olhar para nenhuma figura, tendo nas mãos somente o violão. Isso ajuda a identificar os sons e tonalidades, na hora de tirar musicas de ouvido.
A figura 2 mostra as notas F#, G e A, respectivamente VI, VII e VIII graus da escala, não na quarta corda (D), como na figura 1, mas transportadas para a 6ª corda, que é uma das que utilizaremos para descobrir os acordes da música, rastreando os sons da nota fundamental de cada acorde e posteriormente o acorde que será executado.

Ao leitor será útil que treine a execução da escala em seu novo desenho, tanto na ordem crescente quanto na decrescente, sendo que esta última será de grande valia para um bom desempenho da aula Nº 2, quando trataremos de como encontrar o tom das músicas. Deve-se treinar este desenho como já mencionado em outros modos, bem como em outras posições no braço do violão.
O Rítimo: Na medida em que este curso se direciona principalmente a músicos mais experimentados, não seria o ritmo, escopo de nossas aulas, entretanto, trataremos deste tópico aqui e nas aulas que se seguem da forma que entendemos mais apropriada, qual seja, através da notação em partitura e tablaturas, como demonstrado na figura 3, no caso, da Música “Foi Deus quem fez você”.

Fig. 3, O rítimo
Tocando: A seguir apresentaremos o vídeo mostrando a execução da música. O segredo principal é a identificação de cada acorde correspondente a cada nota percebida nas duas cordas mais graves do violão. Antes, vejamos a correspondência entre notas e acordes com base no campo harmônico de “A maior”, na ordem nota→acorde, como demonstrada a seguir na primeira estrofe da música.
Foi Deus quem fez você (Amelinha)
A→A C#→C#m
Foi Deus que fez o céu, o rancho das estrelas
D→D C#→C#m
Fez também o seresteiro para conversar com elas
D→D C#→C#m B→Bm
Fez a lua que prateia minha estrada de sorrisos
D→D C#→C#m B→B7 E→E
E a serpente que expulsou mais de um milhão do paraiso
A→A
Foi Deus quem fez você…

Banco de acordes